Material IFísica

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Um pouco sobre a vida de três ícones da Física



Isaac Newton

Isaac Newton nasceu na Inglaterra no dia 4 de janeiro de 1643. Seu pai, chamado também Isaac, morreu poucas semanas antes do nascimento do seu filho. Sua mãe, Hannah, o criou sozinha até os 3 anos, quando se casou novamente e Isaac foi morar com os avós, alguns anos depois se mudou para a cidade de Grantham para estudar na King’s School, onde se dedicou muito aos seus estudos.
Isaac Newton frequentou a faculdade de Trinity College, na Universidade de Cambridge. Um pouco antes de se formar, a peste bubônica atingiu a Inglaterra, e a universidade ficou fechada por praticamente 2 anos. Durante este período ele se dedicou a trabalhos e descobertas.
Isaac foi um grande físico, matemático e alquimista. Foi no campo da matemática em que ele criou seu famoso binômio de Newton. Na física, Isaac ficou conhecido como pai da mecânica clássica, devido suas Leis de Newton que regem o movimento dos corpos. Newton também foi responsável pela Teoria Gravitacional, que explica a relação que um corpo flui em outro, através da atração da gravidade. Isaac também estudou e desenvolveu diversas pesquisas e descobertas no campo da Óptica, sendo responsável por teorias a respeito das Luzes e Cores. Também foi o criador dos primeiros telescópios refletores.
Isaac Newton morreu em 20 de março de 1726, aos 84 anos, devido a causas naturais, tendo sua idade como extremamente elevada aos padrões de mortalidade da época.




Albert Einstein


Albert Einstein nasceu na Alemanha, no dia 14 de março de 1879. Seu pai Hermann Einstein, era judeu, assim como sua mãe, Pauline Koch. O caráter e a biblioteca de Hermann foram importantes para a formação do filho. Nos primeiros anos de sua vida, Einstein teve dificuldades para se expressar através da fala e era lento para aprender, o que deixava seus pais extremamente preocupados. Nos primeiros anos escolares, Einstein não se destacava nem pelas notas, nem pela assiduidade escolar.
Aos nove anos começou a estudar em Luitpold Gymnasium, local onde se interessou por geometria e álgebra, matérias nas quais ele progrediu rapidamente. Aos doze anos é um autentico gênio das matemáticas e admirador de Leibniz, Kant e Hume. Foi um problema para seus professores por eles não saberem responder suas perguntas e nem refutar seus questionamentos. Aos 16 anos abandonou a religião judaica e se libertou de qualquer tipo de dogma e imposição ideológica.
Em 1900, aos 21 anos, graduou-se pelo Instituto Politécnico de Zurich com as melhores notas. Em 1905, publicou “Annalen der Physik”, trabalhos sobre eletrodinâmica, dimensões moleculares, equivalência entre a massa inerte e a energia, o fenômeno fotoelétrico e os primeiros esboços sobre a Teoria da Relatividade, que anunciava o fato do movimento ser relativo aos corpos no espaço, visto que este carecia de dimensões e limites, e eram igualmente relativos. Logo após, Einstein aplicou a teoria da relatividade ao tempo. Investiga o processo massa-energia, gerando sua conhecida fórmula: E=mc².
Em 1909, começou a trabalhar como professor na Universidade de Zurich, atividade que logo desenvolveu em Praga e Berlin. Em 1914, é nomeado professor da Academia Prussiana de Ciências e diretor do Kaiser Wihelm Institut. Separou-se da primeira mulher, Mileva Maric e casou-se com Elsa Einstein. Em 1915, completou o desenvolvimento da teoria da relatividade. Em 1921 recebeu o Premio Nobel de Física e em 1933 foi obrigado a deixar a Alemanha e partir para os EUA, pois era perseguido pelo nazismo por ser judeu e intelectual.
Einstein morreu no dia 18 de abril de 1955, aos 76 anos, devido a um aneurisma abdominal.

Stephen Hawking


Stephen Hawking nasceu dia 8 de janeiro de 1942 em Oxford. É um físico e cosmólogo britânico. Em 1959, com 17 anos de idade, entrou para a University College, em Oxford, onde estudou física e concluiu o curso em 1962. No mesmo ano, Hawking descobriu que possuía esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que enfraquece os músculos do corpo. Mesmo doente, se tornou PhD. em cosmologia pelo Trinity Hall, em Cambridge, Inglaterra, em 1966.
Em 1970, Hawking iniciou o trabalho sobre as características dos buracos negros. Como resultado de sua pesquisa, descobriu que buracos negros emitem radiação. Em 1979, assumiu a posição de professor e retornou as pesquisas sobre as origens do Universo e mecânica quântica.
Em 1985, imobilizado numa cadeira de rodas e se comunicando através de um sintetizador de voz, Hawking dá continuidade à sua ciência. Foi autor de obras consagradas como “Uma breve história do tempo” de 1988, “Buracos Negros, Universos Bebês e Outros Ensaios” de 1993 e “O Universo numa Casca de Noz”, lançado no Brasil em 2001.
Hawking continua a ensinar e gosta de viajar com sua esposa e seus três filhos.





REFERÊNCIAS

PACIEVITCH, Thais. Biografia de Albert Einstein. IG Educação. InfoEscola – Navegando e Aprendendo. Disponível na Internet: http://www.infoescola.com/biografias/albert-einstein/. Capturado em 12 de abril de 2016.

DESCONHECIDO, Autor. Biografia de Stephen Hawking. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível na Internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking. Capturado em 12 de abril de 2016.

DESCONHECIDO, Autor. Físico Inglês – Stephen Hawking. UOL Educação. Autor da Página 3 de Pedagogia e Comunicação; Disponível na Internet: http://educacao.uol.com.br/biografias/stephen-hawking.htm. Capturado em 12 de abril de 2016.

INDEPENDENTE, Projeto; DESCONHECIDO, Autor. Biografia de Isaac Newton. Resumo completo: Vida e Obra de Isaac Newton. Disponível na Internet: http://www.biografiaisaacnewton.com.br/p/resumo-vida-e-obra-de-isaac-newton.html. Capturado em 12 de abril de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário